Explore o Dicionário de Artes Visuais – Lápis e conheça a evolução desse instrumento de escrita e desenho ao longo da história.

Lápis em outros idiomas:

  • Inglês: Pencil
  • Espanhol: Lápiz
  • Francês: Crayon

Categoria:

Material Artístico.

Lápis

Dicionário de Artes Visuais - Lápis "Lápis Cretacolor - Fine Art Graphite HB".

Um lápis é um instrumento de escrita ou desenho, consistindo em uma haste delgada de grafite ou uma substância semelhante, envolta em um cilindro de madeira, metal ou plástico. Embora o material principal seja o grafite, o lápis recebeu esse nome em referência à ponta de chumbo que ele substituiu, sendo mencionado pela primeira vez na década de 1560.

Antes de 1790, de fato, não existiam lápis com dureza ou maciez predeterminadas. Nesse contexto, Nicolas-Jacques Conté se empenhou em resolver o problema da fabricação de lápis, especialmente quando a França ficou isolada do fornecimento de grafite inglês. As minas de Borrowdale, em Cumbria, abertas em 1664, eram a principal fonte. Além disso, Conté fez uma descoberta significativa: ele poderia combinar grafite com argila e queimá-lo em um forno. Assim, ao adicionar mais argila, o resultado era um lápis mais duro. Consequentemente, ele obteve uma patente para esse processo em 1795.

Foi exatamente nesse período que o lápis se tornou o instrumento de desenho universal que conhecemos hoje. O artista Ingres, que frequentemente usava lápis com grande delicadeza em seus retratos, foi um dos primeiros a demonstrar seu potencial. Portanto, a inovação de Conté não apenas revolucionou a fabricação de lápis, mas também influenciou a prática artística de maneira significativa.

👨‍🏫 Descubra mais com nosso Dicionário de Artes Visuais.

🔎 Descubra mais sobre nós aqui.

✉️ Entre em contato conosco aqui.

😎 Siga-nos no XInstagramYoutubeTikTokSoundCloud Pinterest.